Acesse: Instruções de Uso de Aparelho de Medição de Pressão Arterial



Instruções de uso Esfigmomanômetro (Aparelho para Medição de Pressão Arterial) Indicação de uso:
O Esfigmomanômetro Aneróide é indicado para a medição da pressão arterial sanguínea.
Descrição:
A pressão arterial é registrada em duas medidas: a mais alta chama-se sistólica (medida quando o coração está bombeando); a mais baixa chama-se diastólica (medida quando o coração está relaxado). Alguns fatores podem causar uma elevação na pressão arterial, como por exemplo, ansiedade, nervosismo, etc., porém, devem-se monitorar constantemente os níveis de pressão arterial, pois, deste modo, será possível diagnosticar o mais cedo possível a hipertensão arterial, que poderá  oferecer, sérios riscos à saúde como derrames e ataques cardíacos prematuros.
Modo de usar:
1- A medição da pressão arterial deve ser realizada num ambiente calmo, o paciente deve estar relaxado e deve ser repetida diversas vezes em dias diferentes sob as mesmas condições e no mesmo horário.
2- Coloque a braçadeira ao redor da parte superior do braço e certifique-se de que esteja diretamente em contato com a pele e que as roupas não estejam apertando o braço;
3- Feche a válvula de deflação girando o parafuso no sentido horário;
4- Através do método palpatório, localize o pulso radial, infle a braçadeira até desaparecer as pulsações, registre esse valor de pressão;
5- Coloque o estetoscópio sobre a artéria, na parte interna do cotovelo, infle a braçadeira até 20/30 mmHg acima do valor de pressão determinado na etapa anterior;
6- Alivie a pressão, abrindo bem devagar, o parafuso da válvula de deflação, acompanhe a pulsação com o estetoscópio;
7- O valor da pressão máxima (sistólica) será o valor onde se conseguiu identificar  os batimentos cardíacos com maior intensidade;
8- Continue desinflando até não ouvir mais a pulsação, este ponto de pressão irá corresponder a pressão mínima ou diastólica.
9- Continue  a aliviar a pressão até desinflar completamente a braçadeira.
Nota: Para uma ausculta mais sensível, recomenda-se a utilização do Estetoscópio Duplo, Duplo Cardiológio ou Rappaport da marca Premium.
Fonte: SES/PE


Uso de esfigmomanômetro mecânico e um estetoscópio

O esfigmomanômetro ou aparelho de pressão é um dispositivo utilizado por diversos profissionais da área da saúde, como enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, farmacêuticos e nutricionistas. Consiste num sistema para compressão da artéria braquial. É composto por uma bolsa inflável de borracha de formato laminar, a qual é envolvida por uma capa de tecido inelástico (braçadeira, cuff com manguito = bladder) e conectada por um tubo de borracha a um manômetro e por outro tubo, que contém uma válvula controlada pelo operador, conectado a uma pêra, que tem a finalidade de insuflar a bolsa pneumática. Usado para medida indireta da pressão arterial.
Com o auxílio de um estetoscópio para a escuta dos sons de Korotkoff é possível a verificação tanto da pressão sistólica quanto da pressão diastólica.

Técnica da medida indireta da pressão arterial usando o esfigmomanômetro

 

O tamanho do manguito ('borracha') deve circundar pelo menos 80% da circunferência do braço (quando é menor - ex.: obeso - a PA será superestimada). O manguito deve ser inflado até 20 mmHg acima da PA sistólica, estimada pelo desaparecimento do pulso radial, e então, desinsuflado na velocidade de mais ou menos 3mmHg/seg, para auscultarmos os sons de Korotkoff, através do uso da campânula do estetoscópio. Tanto no adulto quanto na criança, a PA sistólica é a fase I (aparecimento do som), enquanto que a PA diastólica é a fase V (desaparecimento do som). A fase II é o início do gap auscultatório; a fase III, o reaparecimento do som, e a fase IV é o abafamento do som. Nos pacientes com insuficiência aórtica, é a fase IV que determina a PA diastólica, já que a fase V pode ser o zero. O esfigmomanômetro utilizado pode ser o de coluna de mercúrio, aneróide ou o electrônico. Os dois últimos devem ser calibrados de 3 em 3 meses.